terça-feira, 26 de julho de 2011

Caminhos da Alta Produtividade


Olá gals, como estão?!

Ontem estava eu estudando e pesquisando coisas quando fui parar em um site chamado efetividade.net que fala sobre um grande problema meu: falta de produtividade por falta de organização.

Então conheci o GTD, um esquema que pode mudar minha vida, e a sua também. Veja a seguir o que é e como funciona o GTD. É grande mas vale a pena ser bem lido.

O que é GTD (wikipédia)



Getting Things Done, cuja abreviação é GTD, é um método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen.

O GTD se baseia no princípio de que uma pessoa precisa tirar as tarefas de sua mente e registrá-las em algum lugar. Desta forma, a mente fica livre do trabalho de lembrar de tudo o que necessita ser feito e pode se concentrar em realmente executar essas tarefas.
GTD em 20 minutos (www.geminar.pt)


"1. SE O SEU DIA-A-DIA ESTÁ FORA DE CONTROLE, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL DE PENSAR ESTRATEGICAMENTE OU PLANEJAR COM EFICÁCIA.

Quando nos sentimos sobrecarregados com o quanto ainda temos que fazer (e quem não se sente?), é difícil ter um bom foco para assegurar que a nossa vida e trabalho se move na direção que queremos. É por isso que é importante ter o controle das nossas tarefas diárias antes de trabalhar no planeamento da grande visão da nossa vida.

GTD é uma abordagem “bottom-up” à produtividade. O objectivo é atingir uma sensação de conforto e controlo sobre o trabalho que temos agora, para que se liberte energia e espaço mental para outras coisas mais elevadas.

2. DEFINA O QUE É QUE “FEITO” SIGNIFICA.

A maioria das tarefas que as pessoas têm nas suas “listas de tarefas” são “pedaços amorfos de inexequibilidades” - compromissos sem uma visão clara daquilo que “feito” significa. Isto é um grande problema - o nosso cérebro está desenhado naturalmente para nos ajudar a descobrir como fazer coisas, mas apenas se soubermos com o que se parece aquilo onde queremos chegar.

Tudo aquilo em que trabalhamos deve ter um ponto de conclusão bem claro - um ponto onde sabemos que chegamos ao fim. Se não sabemos qual é esse ponto, vai ser difícil fazer qualquer progresso. Quando temos problemas em fazer progressos o primeiro passo é definir com o que se parece este ponto de conclusão.

3. O TRABALHO MENTAL TEM CINCO FASES DISTINTAS: RECOLHER, PROCESSAR, ORGANIZAR, FAZER E REVER.

Existem cinco fases separadas para gerir o trabalho de acordo com GTD:

• Recolher é o ato de capturar todos os inputs: recursos, tarefas, ideias, etc. Conseguimos dar um melhor seguimento a todos os inputs se estiverem todos recolhidos num único recipiente (caixa de entrada).

• Processar é o ato de examinar todos os inputs recolhidos e decidir qual o seu significado, objetivo e que compromisso queremos estabelecer.

• Organizar significa pegar nos resultados da fase de Processar e colocá-los num sistema de confiança para que não tenhamos que nos lembrar de tudo. As tarefas vão para uma lista de tarefas, projetos para a lista de projetos, planos futuros para uma incubadora, informação de referência para uma arquivo, etc etc..

• Fazer significa percorrer as tarefas que podem ser executadas no momento e completá-las.

• Rever significa verificar que as listas, assim como todo o sistema está atualizado e de acordo com os nossos objetivos e compromissos. É também uma fase para rever a nossa estratégia e melhorar o sistema para obter melhores resultados.

Deve-se manter as fases deliberadamente separadas para se alcançar melhores resultados.

4. TIRE TUDO DA CABEÇA.

A maioria das pessoa tenta manter tudo o que precisam de saber e fazer na cabeça, o que é um grande erro. Os nossos cérebros estão otimizados para fazer decisões rápidas, não para armazenamento. Tentar gerir demasiadas coisas na cabeça ao mesmo tempo é a principal razão pela qual ficamos stressados quando há muita coisa a acontecer - estamos a usar a ferramenta errada para esse fim.

A melhor forma de parar com este mau hábito e começar a ser mais produtivo é despender de alguns minutos a pôr em papel tudo o que está na sua mente. Pode escrever, desenhar - seja o que for que funcione para si, desde que o veja claramente assim que acabar. Assim que a informação estiver fora da cabeça, é bastante mais fácil descobrir o que fazer com ela. Bastam 10 minutos de “exteriorização de pensamentos” para nos ajudar a sentir menos stressados com a carga de trabalho.

Claro que o melhor é nunca se sentir stressado em primeiro lugar, por isso facilite a recolha do que quer que esteja a pensar a qualquer instante. Eu levo comigo uma carteiro que tem espaço para pequenos cartões de papel e uma caneta - quando tenho uma ideia, é fácil capturá-la, mesmo que naquele instante não tenha comigo a minha agenda ou portátil. Se reduzirmos os obstáculos que temos à recolha de ideias, vamos naturalmente conseguir recolher muitas mais.

5. PROJETOS E TAREFAS SÃO DUAS COISAS DIFERENTES E DEVEM SER GERIDOS SEPARADAMENTE.

Um dos maiores erros que as pessoas fazem quando tentam controlar as coisas que têm para fazer, é misturar tarefas e projetos. Essa é uma forma de se sentir sobrecarregado rapidamente - a maior parte das coisas não pode ser feita com apenas uma ação.

Por exemplo, acabei de escrever um livro que me levou um ano a terminar. Se eu tivesse escrito “escrever livro” na minha lista de tarefas, ia rapidamente sentir-me sobrecarregado - o projeto é demasiado grande. Em vez de “falhar” na conclusão dessa tarefa durante um ano inteiro, é melhor tratá-la como um projeto - algo que, segundo a nomenclatura GTD, leva mais do que uma tarefa para ser terminado. Eu não posso “escrever o livro”, mas posso escreve pequenas partes dele, sempre que me sento para trabalhar.

Como projetos e tarefas são duas coisas diferentes, é melhor serem geridos separadamente. Eu levo comigo um pequeno caderno para anotar as tarefas a fazer e uma lista que me diz quais os meus projetos ativos.

6. FOQUE-SE NA PRÓXIMA AÇÃO NECESSÁRIA PARA IR EM FRENTE.

Os grandes projetos têm muitos passos e podem ser bastante complexos. A chave para lidar com esses projetos não é focar-se em tudo o que tem que ser feito - isso é a forma mais rápida de stressar!

A solução é sim focar-se apenas na próxima ação física que pode ser feita e que leva o projeto em frente. Esta ação pode ser procurar por alguma informação, fazer um telefonema, ou qualquer outra pequena tarefa. Seja o que for, a conclusão dessa tarefa irá pô-lo um passo mais próximo da conclusão do seu projeto, por isso não se preocupe com tudo o resto - foque-se apenas naquilo que pode fazer agora.

7. USE A “REGRA DOS 2 MINUTOS” PARA AS PEQUENAS TAREFAS.

Não se preocupe demasiado em controlar ou organizar as tarefas realmente pequenas - se conseguir concluir uma tarefa em menos de 2 minutos, faça-a logo! Escrever tudo para mais tarde rever acaba por gastar mais tempo do que se a fizer no mesmo instante.

Pessoalmente, eu estendi este período para 5 minutos - mantendo o mesmo princípio.

8. UTILIZE PASTAS DE REFERÊNCIA E UMDIA/TALVEZ PARA TODAS AS COISAS QUE NÃO TÊM AÇÃO IMEDIATA.

Não faz sentido manter projetos a longo prazo ou informações de referência na lista de tarefas diária. Ter pastas (ou arquivos) de referência é uma ótima solução para guardar tudo aquilo que não tem nenhuma ação associada neste momento. Estes ficheiros podem ser físicos ou electrónicos - eu, por exemplo, guardo a minha papelada importante e documentos legais num cofre à prova de fogo, e ficheiros electrónicos e websites num ficheiro no meu computador.

As listas UmDia/Talvez são ótimas para adiar ideias que um dia podemos querer trabalhar, mas com as quais não queremos criar quaisquer compromissos agora. Eu tenho mais ideias do que a energia que tenho para as fazer a todas. Em vez de as perder, vou capturando-as numa pasta que as guarde para mais tarde, para quando tiver mais tempo e energia. Quando estiver pronto para me comprometer com um novo projeto, basta dar uma olhada à lista UmDia/Talvez e transformar uma destas ideias num projecto ativo.

9. CONSTRUA UM SISTEMA DE CONFIANÇA QUE O AJUDE A GERIR TODOS OS SEUS COMPROMISSOS.

A nossa mente mantêm coisas em memória se souber que as vamos perder caso ela não o faça. É por isso que construir um sistema de produtividade é importante - ajuda a nossa mente a largar detalhes desnecessários para que se possa focar com eficácia nas tarefas a desempenhar em cada instante. É por isso que a Exteriorização funciona - quando colocamos algo no papel ou num local onde sabemos que iremos encontrar mais tarde, estamos a libertar recursos mentais que podem ser melhor utilizados em outras coisas.

Um sistema de produtividade eficiente consiste em:

• lista de tarefas ativas - próximas ação a serem completadas nos próximos dias.

• lista de projetos ativos - projectos a completar nas próximas semanas/meses.

• calendário - compromissos futuros com data e hora específica.

• lista UmDia/Talvez - ideias a explorar, mas não agora.

• referência - informação ou documentos que podem ser importantes para consultas futuras.

• ferramenta de recolha - algo que ajuda a capturar as ideias e próximas ações assim que surgem na mente.

10. RESERVE TEMPO DEDICADO A UMA REVISÃO SEMANAL

A vida muda muito rapidamente - às vezes temos tanto para fazer que se torna difícil dar um passo para trás e examinar se estamos ou não a obter os resultados que queremos e a caminhar na direção certa. É por isso que é extremamente importante reservar e marcar tempo uma vez por semana para fazer a “Revisão Semanal”.

Aqui estão algumas coisas que se devem incluir nesta revisão:

• Processar e organizar - há coisas recolhidas mas que ainda não tenham sido processadas?

• Rever tarefas ativas - há tarefas para acrescentar, delegar, adiar ou remover?

• Rever projetos ativos - há projetos para acrescentar, delegar, adiar ou remover?

• Rever o calendário - há compromissos a marcar, adiar ou remover? há tarefas relacionadas com compromissos passados ou futuros que devam ser inseridas no sistema?

• UmDia/Talvez - alguma coisa que queira promover para projeto ativo? alguma coisa para apagar por já não fazer sentido?

• Referência - alguma coisa a adicionar ou atualizar? alguma coisa que vá precisar em breve?

Não deixe de fazer a revisão semanal - é extremamente importante se quer realmente reduzir o seu nível de stress. Pessoalmente, prefiro marcar a revisão semanal para o final da semana: sexta à tarde ou sábado de manhã. É uma óptima maneira de concluir a semana, sentir-me bem com tudo o que alcancei, planejar a próxima semana e preparar-me para um bom fim de semana de descanso."


Um grande beijo e até mais.

domingo, 24 de julho de 2011

Psicologia Forense: Seria um rumo?!

Últimamente tenho pensado muito no caminho profissional que quero seguir. Isso chega a ser torturante, porque nada é fácil quando vale a pena.

Não sei se sabem mas tranquei minha faculdade de direito no 4° período fim do ano passado, quando precisei vir morar em Belo Horizonte por causa do trabalho do meu pai. Como eu não sabia se ficariamos aqui ou não, resolvi dar um tempo e ver como as coisas se encaminhariam. Do modo que previa, provavelmente nos mudaremos até o fim do ano para Campo Grande - MS.

Nesse meio tempo, desde janeiro, venho estudando pra fazer o enem denovo e tentar um curso numa faculdade pública, pois, convenhamos, facilita muito a vida financeira. E já que vou fazer denovo, andei pensando em alternativas, e uma delas diz respeito à área que escolhi, mas de um outro prisma, com atuação exatamente na área que gosto: Psicologia Forense.

Na verdade o curso de graduação é Psicologia, com especialização em Psicologia Forense. Pesquisando, percebi que seria uma ótima alternativa. Mas ainda são planos.

Fiquem por enquanto com uma sinopse do que é a Psicologia Forense (ou Jurídica, no caso do Wikipédia)

"Psicologia jurídica



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjectivos. Por esta razão, a Psicologia Forense tem se dividido em outros ramos de estudo, de acordo com as matérias a que se referirem.


Áreas


Podemos encontrar os seguintes objectos de estudo e prática:


• Psicanálise forense (mas genérica e aborda o sistema jurídico como um todo sob perspectivas psicológicas;


• Psicologia criminal;


• Psicologia obrigacional e do consumidor (também denominado de psicologia civil);


• Psicologia da família (sob óptica jurídica);


• Psicopatologia trabalhista;


• Psicologia judiciária, que também envolvem os cartórios judiciais e extra-judiciais, devido ao aumento significativo de processos.


Funções do Psicólogo Jurídico


• Avaliação de psicodiagnóstico


• Assessoramento como perito a órgãos judiciais


• Intervanção: planejamento e realização de programas de prevenção, tratamento, reabilitação e Integração ao meio social


• Planejamento de campanhas de combate à criminalidade


• Vitimologia:pesquisa e atendimento às vítimas de violência


• Mediação:alternativas à via judicial

 
Dedica-se à protecção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica. Juntamente com a Psicanálise Forense, constitui o campo de actuação da Psicologia conjuntamente com o Direito.


Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na Psicologia Jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal. Dedica-se, por exemplo, ao estudo do comportamento criminoso, ao estudo das doenças envolventes de situações familiares e de separação civil. Clinicamente, tenta construir o percurso de vida dos indivíduos no dia-a-dia na sociedade em constantes relações jurídicas e todos os processos psicológicos que possam conduzido à doenças do Consumidor, de estrutura familiar e do Trabalho. O Psicólogo Forense, assim, tenta descobrir a raiz do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução. Descobrindo as causas das desordens, sejam elas mentais e/ou comportamentais, também se pode determinar um processo justo, tendo em conta que estes casos são muito particulares e assim devem ser tratados em tribunal.


O primeiro ramo da psicologia Forense a surgir foi a psicologia criminal, pois realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e criminosos em geral, como, por exemplo, os psicopatas. De facto, a investigação psicológica desta sub área apresenta, sobretudo, trabalhos sobre homicídios e crimes sexuais, talvez devido à sua índole grave.


A psicologia forense também tem relações com a psicanálise e em especial a psicanálise forense e a sexologia forense, traçando as causas psíquicas que levam certos indivíduos à sexualidade doentia."






segunda-feira, 18 de julho de 2011

Queria pra mim

Rachel Adams

Quria esse vestido pra eu ir pra formatura da Thatis.

A modela é simples e os detalhes são singelos. Isso que eu queria.

Boa semana Gals.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Filme 4#: Cisne Negro (E outros devaneios)

Estava eu aqui, logo que terminei de estudar, pensando em nada, criando coragem para desligar o pc. E daí que a força do hábito me condena: olhei pra trás, procurando alguém que deixou a gostosa lembrança de 18 dias passados no mês de junho desse ano, meu eterno Amor.

Sinto falta de acordar de manhã e vir acordá-lo, de chegar em casa e encontrá-lo lendo, de fazer minhas refeições com ele, de passar vergonha na rua de tanto rir. São coisas tão simples, mas percebo que só sou realmente feliz com ele.

Vai chegar logo o dia em que não terei mais que dizer até logo por muito tempo. E eu espero ansiosa, ele sabe, por esses dias. Serão dias em que eu terei certeza de que nunca vão me faltar motivos para sorrir.











Cisne Negro (Black Swan)

Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Benjamin Millepied.

Direção: Darren Aronofsky

Gênero: Suspense

Duração: 108 min.

Distribuidora: Fox Film

Estréia: 04 de Fevereiro de 2011

Filmes como Cisne Negro merecem uma análise imediata, apesar de ainda superficial, o mais cedo possível após ser assistido. Para que não se perca nenhum detalhe dos sentimentos que a trama desperta de forma tão forte.

Black Swan fala sobre a trajetória de uma jovem e perfeccionista bailarina que almeja nada menos que o topo, a glória de uma rainha. Em meio a sua busca frenética surge então a sua chance de mostrar do que é capaz, no caso como rainha dos cisnes.

O fato é que muito além de uma interpretação de dois cisnes com personalidades antagônicas, um sendo bom, doce e inocente, e o outro mau, envolvente e mortal, a personagem se perde em meio a pressão e o desejo de ser perfeita, confundindo a história com sua vida real. Sem contar que, dentro de todo esse universo, a competição a torna paranóica e faz com que sua realidade seja alterada.

Nina, vivida por Natalie Portman, torna-se agressiva e tem diversas alucinações, como as em que seu corpo sobre metamorfoses onde vê penas nascendo em suas costas e braços, e as em que supostamente mata sua rival Lilly (Mila Kunis), confundindo constantemente a realidade com a ilusão.

O filme de suspense trás à baila o perfeccionismo, conflitos de sexualidade, a competição, e a quebra de limites, tudo para que sejam alcançados seus objetivos. Neste caso, um caminho sem volta.

Acho que só por eu não pegar a sinopse de um site, e fazer a minha própria, deu pra perceber que o filme é fantástico, complexo e fantástico.

Recomendo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rapidinha 1#: Preparada


Com um casaco desses você, mulher versátil e ocupada com as mil obrigações do dia-a-dia, está totalmente preparada: Bateu soninho, encosta e dorme.

Bom fim de semana pra vcs, gals.