sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novos Hábitos


Outro dia estava dandoum tempo das minhas obrigações e passeando pelo site da revista Boa Forma. Então encontrei uma matéria que me chamou muito a atenção justamente pelo fato de ser uma forma legal de dar alguns passos rumo à uma vida mais saudável.

A proposta é a seguinte: incorporar à sua vida bons hábitos gradativamente. Óbvio que é preciso determinação, sem a qual não conseguimos muita coisa. Mas é fato também que precisamos querer melhorar. E essa é uma boa forma. O nosso organismo tem um tempo para assimilar as mudanças, e é o que esse método permite.

Funciona assim:

Só depois da primeira modificação virar hábito passamos para a próxima.

A cada semana uma nova conquista. São 12 semanas.

1º - Água antes de comer.

Precisamos de 10 copos por dia, o detalhe é quando tomá-los. Tome 2 copos antes das refeições principais, e mais 1 antes de cada lanche.
Deixar lembretes e ter sempre uma garrafinha cheia é uma boa ideia.

2º - Café da manhã todos os dias.

É comprovado que o café da manhã faz com que você sinta menos fome ao longo do dia, e te deixa mais concentrado e bem disposto.

3º - Mais refeições por dia.

O correto é comer de três em três horas, compondo café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, lanche. Isso fará com que seu metabolismo aumente de 5 a 15 %, e ainda faz com que não coma desesperadamente nospicos de fome.

4º - Refrigerante uma vez por semana.

Eles diluem o suco gástrico e prejudicam a digestão. Eu já abri mão, prefiro mil vezes um suco.

5º - Mais fruta, menos fome.

As frutas frescas são cheias de vitaminas, fibras e minerais. Subistitua a sobremesa por frutas, e coma até 4 porções por dia.

6º - A vez dos integrais.

Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta.
Troque o pão branco pelo integral, de centeio ou de haveia, preferencialmente light. Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.

7º - Chocolate pela metade.

É uma alimento que, na medida certa, só faz bem. Tente comer metade da barrinha e metade deuma fruta. Ou então coma barrinhas de cereais ou frutas secas cobertas de chocolate. Ajuda muito.

8º - Lanches mais saudáveis.

Se você ama doce, na hora do lanche procure trocar o biscoito recheado por ameixa, banana ou damasco seco. Se não vive sem salgado, vá de sanduíche de pão integral com presunto magro. Outras opções gostosas: iogurte light com frutas; um punhado de amêndoas cruas sem sal; 1 suco light de caixinha com 2 torradas integrais; um capuccino com leite desnatado.

9º - Mastigue mais.

Eu confesso que isso sim é mais difícil pra mim até que beber mais água. Mas bem, são mudnaças de hábito né.
Quanto mais mastiga, melhor a digestão. A partir de 20 minutos de mastigação o cérebro começa a emitir mensagens de que o corpo já está satisfeito. Se terminar antes do tempo vai querer mais.
Tente mastigar mais ou menos 20 vezes.

10º - 50%  menos de gordura.

Deixe as frituras para ocasiões especiais, só de vez em quando. Em casa, mude a forma de preparo dos alimentos, preferindo grelhar, assar e cozinhar, sempre com pouco ou nenhum óleo.

11º - Verde antes de tudo.

Coma folhas à vontade antes dos outros alimentos, isso fará com que você coma menos. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte.
12º - Jantar até as 20h.

Quando dormimos, o metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras.
Quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar.
Dica plus: Minha dica é sempre manerar. Diminua o sal, o açucar, e tudo o que você sabe que não é natural. E se esforce: o beneficiado será você.

Té mais pessoal.

Um comentário:

Unknown disse...

Legal.. já sabia dessas dicas, mas é sempre bom relembrar. Tenho que confessar que o refrigerante é meu maior pecado e não tenho hábito de comer tanta fruta assim no dia, mas o resto tá bom! (:

Saudades de você, andou sumida!!

Obs: O texto é real, vi de perto a situação e posso dizer que está muito bem!

Beijos com cereais, rs

:*