quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Igual a um boomerang

Culto domestico e uma coisa que surpreende a gente. Terminamos nao dando a real importancia que ele tem. Alegamos falta de tempo, ou simplesmente deixamos pra depois. Mas Deus quer muito esse tempo intimo so com voce, aquele tempo que todo pa e filho tem que ter pra conversar sobre qualquer coisa, importante ou nao, pelo simples fato de existir um grande amor entre os dois.
Hoje fiz meu culto domestico, sozinha no meu quarto, orei, cantei tres hinos da harpa e li um capitulo "aleatorio" da Biblia. Aleatio na verdade nao foi porque pedi a Deus que me fizesse aprender na sua palavra, e cada capitulo da Biblia em seu aprendizado.
Li 1Reis, capitulo 21.
Acabe era o rei de Samaria, e sua esposa era Jezabel. Nabote era um jezeelita que tinha uma vinha que havia herdado de seu pai junto ao palacio do rei Acabe.
Acabe viu a vinha e achou que ela daria uma boa horta pro palacio, dai foi e ped a Nebote que lhe vendesse por dinheiro, ou que trocasse por uma vinha melhor ainda. Mas Nebote nao aceitou, justamente pelo fato de ser sua heranca. Acabe se achava no direito de possuir o que quisesse por ser o Rei.
Os argumentos de Acabe nao foram suficientes e ele ficou deprimido e nao quis mais comer.
Entao Jezabel viu e pediu que ele nao se preocupasse que a vinha seria dele. Jezabel erauma mulher maligna que queria extinguir o culto ao Senhor, e colocar Baal de Tiro como Deus principal de Israel.
Entao ela armou contra Nebote. Mandou cartas como se fosse Acabe aos anciaos e aos nobres, para que ordenassem um jejum ao povo, e colocasse Nebote sobre o povo. Depois mandassem dois homens filhos de Belial para que testemunhassem contra Nebote dizendo que tinha blasfemado. Entao o levassem para fora da cidade e o apedrejassem ate a morte.
Assim foi feito. Entao Jezabel mandou que o rei tomasse posse da vinha pois Nebote estava morto.
Mas Deus nao ficou nada satisfeito com isso e falou com seu profeta Elias. Deus mandou que Elias fosse ate Acabe e falasse coisas muito duras como: no lugar em que os caes lamberam o sangue de Nebote, lamberiam tambem o sangue de Acabe. E Deus tiraria doRei toda a sua posteridade e todos os seus homens. Tudo isso por provocar o Senhor e fazer com que o povo pecasse contra Deus.
Ainda disse que tambem Jezabel seria comida por caes perto do antemuro de Jezreel.
O Rei ouvindo isso se humilhou diante do Senhor. Entao o Senhor deixou passar os dias de Acabe, mas cumpriu essa promessa nos dias dos filhos de Acabe pois trouxe o mal sobre a sua casa. Porem quando Acabe morreu na batalha os caes lamberam seu sangue. A promessa tambem foi cumprida quanto a Jezabel.
Diante dessa historia fica claro que Deus e Deus de justica e cumpre suas promessas. E por Acabe e Jezabel terem feito mal a seu servo Deus retribuiu as suas acoes.
Entao fique dentro dos nossos coracoes essa licao:
Tudo o que plantarmos colheremos, e o que fizrmos aos outros, receberemos. Como um Boomerang.




Um comentário:

Juh V. disse...

Lindo :0
O culto doméstico foi por anos o alicerce da minha família.. Não importa o quanto a gente brigue ou "se odeie", no culto era diferente..
Lição que pretendo levar pra minha casa..

Saudades flor